quarta-feira, 25 de novembro de 2009

a inveja mata - 4


quando esta história ficou pronta, tivemos a ideia óbvia de fazer um álbum com o título: "os sete pecados das capitais". nos reuníamos uma ou duas vezes por semana para escrever os roteiros. simultaneamente à discussão do texto, eu esboçava os bonecos das histórias. na maioria delas, destilamos veneno em cima de figuras carimbadas de nosso folclórico país. duas das mais engraçadas foram: "a gula" com o delfim neto como protagonista, e "a luxúria" com o paulo maluf. voltei para o brasil e os roteiros ficaram com o liber. quando ele achar, poderemos atualizá-los, eu passarei tudo a limpo e o álbum será publicado. prometo!

a inveja mata - 3


eu acabara de comprar uma copiadora e, já que o diálogo propiciava, resolvi fazer experiências com repetição, ampliação e redução de imagens.

a inveja mata - 2


certamente, características visuais do personagem focado estão datadas. o gil, na época, usava esse corte de cabelo, com uma estrela de um lado e uma lua do outro. bem diferente do atual ex-ministro rastaman.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

a inveja mata - 1


no período que morei em portugal, entre 88 e 95, de vez em quando tínhamos uns banzos que exacerbavam a relação amor/ódio que sentíamos pelo brasil. então saíam umas coisas assim como este roteiro para hq que meu mano/parceiro liber matteucci escreveu, por pura diversão, e resolveu me mostrar. fiquei empolgado com o texto, pois estava com muita vontade de voltar a fazer quadrinhos, e me propus a desenhá-lo. saiu esta história de quatro páginas que serão postadas uma por dia.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

+ carica


esboço para caricatura de roberto avallone, que ilustraria uma matéria de meu amigo/parceiro dagô marquezi na revista vip (2001/2002 mais ou menos). o desenho foi completado com corpo e cenário, depois colorido no photoshop. a matéria não saiu, e perdi o arquivo original.

patchwork


carvão sobre papel "schoeller", para escritório da fábrica de papéis alemã no brasil. feito em 1988 no formato 2x2m (papel fornecido pela empresa). o diretor, recém-chegado da alemanha, queria fazer média com a clientela e me encomendou esse patchwork que fiz baseado em fotos conseguidas em várias fontes (pena que na época não havia internet). o trabalho foi emoldurado com vidro e colocado na parede da sala da diretoria. encontrei este diapositivo perdido no meio da bagunça, e escaneei prensado em papel branco. quando conseguir escaneá-lo como transparência, substituo.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

esboço


de uma ilustração para edição de carnaval da revista isto é. o arquivo final, colorido no photoshop, foi perdido.

domingo, 1 de novembro de 2009

ilustração


lápis, ecoline e colagem, para revista exame de portugal.